Ajude a Creche de crianças com HIV/AIDS

A IBCM – Instituição Beneficente Conceição Macêdo – atua em Salvador, desde 1989, quando sua fundadora, Maria Conceição Macêdo dos Santos, alugou os primeiros quartos para alojar os pacientes que tinham alta no hospital em que ela trabalhava como auxiliar de enfermagem, e lá permaneciam, após serem rejeitados/as por suas famílias e pessoas amigas, não tendo para onde ir/morar. Desde então a IBCM passou a atender pessoas com o HIV/AIDS, fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e de apoio social. Desta forma, a atuação da IBCM, tem sido proporcionar serviços no campo da educação e assistência à saúde, alimentar e nutricional às crianças vivendo com HIV/AIDS, cujos familiares encontram-se em situação de empobrecimento, excluídos do mercado de trabalho e que não possuem renda ou qualquer outro meio de sobrevivência.
No que toca ao atendimento às pessoas vivendo com o HIV/AIDS, a IBCM possui duas frentes de atuação: atendimento às famílias que moram nas ruas de Salvador e a Creche de Apoio a Crianças vivendo com o HIV/AIDS e em situação de risco social, chamada de CASA VIHDA. Para atender ao público assistido, num espaço menos vulnerável ao estigma e discriminação, a IBCM construiu sua sede própria no bairro de Pernambués, com um Centro Diurno para Assistência as pessoas com HIV-AIDS.
A partir da confiança e credibilidade social ao trabalho desenvolvido, muitas famílias vivendo com o HIV-AIDS fixaram residência em torno da sede e que freqüentam diariamente a mesma para participar de grupos de convivência, oficinas psicoterapêuticas, atividades extra-escolares e de socialização para os filhos, entre outras. Além disso, buscam orientação e apoio, alimentação e auxílio para as suas necessidades mais urgentes, como vestuário, documentação, transporte, auxílio funeral, e, sobretudo, acolhida solidária e familiar.
A creche (CASA VIHDA) é, portanto uma ação inovadora no sentido que atende e beneficia diretamente 40 crianças em situação de risco social, órfãs, vivendo e/ou convivendo com o HIV/AIDS. As nossas atividades são: Educação Infantil, mediante reforço escolar; suporte alimentar e nutricional por meio do fornecimento de 05 refeições diárias; assistência à saúde aumentando a adesão terapêutica através da administração de medicamentos Anti-retrovirais (TARV) e para Infecções Oportunistas (IO) prescritos pelas unidades de saúde de referência; atividades lúdico-terapêuticas; e conscientização das famílias no que diz respeito à prevenção de DST/AIDS e para àquelas já portadoras do HIV/AIDS. Através do Projeto Casa VIHDA, adolescentes, jovens, adultos e idosos participam de oficinas de terapia ocupacional, com devido acompanhamento de educadores/as e agentes de redução de risco e dano, possibilitando ocupações laborais para suas famílias, além de resgate da auto-estima, cidadania, re-inserção e valorização social.
A IBCM desenvolve ainda outros projetos no âmbito da prevenção de HIV/AIDS. Desde 2003 organiza, o evento Solidaried’AIDS em Salvador, como comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O evento é inteiramente realizado pela IBCM e conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), outras instituições da sociedade civil, e personalidades baianas e nacionais. Dentre suas atividades, a instituição aborda e presta assistência semanalmente a moradores de rua com HIV/AIDS; distribuição semanal de preservativos e informação sobre HIV/AIDS aos profissionais do sexo; treinamento de agentes dissiminadores de informação sobre HIV/AIDS e realização de campanhas nas comunidades de Salvador.
Apesar de a Instituição contar com o apoio de alguns voluntários e doações de particulares, a falta de recursos financeiros é um constante problema na continuidade da assitência prestada pela IBCM aos portadores de HIV/AIDS. Em 2007, devido à falta de recursos para manter o funcionamento da creche, e perante a recusa do governo em financiar o serviço, a creche foi encerrda por um período de 4 meses. Durante este período uma criança chegou mesmo a falecer por falta de acompanhamento e tratamento adequado.
Os beneficiários da IBCM são cidadãos portadores de HIV/AIDS empobrecidos e/ou em situação de alta vulnerabilidade e risco social. Todos eles dependem da instituição para assegurar a continuidade do seu tratamento retro-viral, higiene e segurança alimentar.
Ajude a IBCM a fazer o seu trabalho, ligue para (71)3276-0026, descubra quais são as nossas necessidades, ou então, agende uma visita e venha nos conhecer pessoalmente.
Para doações monetárias:
Nome: Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo
CNPJ: 00.584.568/0001-05
Banco: Banco do Brasil n.001
Agencia: 0904-0
Conta corrente: 254.651-5

Nenhum comentário: